COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO JOÃO - GRAVATAÍ

CEL SÃO JOÃO | GRAVATAÍ, RS - Filiada a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mensagem: "Liberdade para servir"

Eis aí uma aparente contradição: Ser livre para servir! Como assim? Ser livre é não precisar servir. Ou, em outras palavras, quem serve não é livre. Esta regra, porém, não se aplica em relação ao serviço prestado a Deus. Poder servir a Deus é a verdadeira liberdade.

No tempo do Antigo Testamento a relação com Deus se estabelecia pelo cumprimento da Lei. O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, diz que “somos livres para servir a Deus não da maneira antiga”. Ele está afirmando que a base do servir a Deus não é mais a antiga Lei escrita. Esta base agora é o Espírito de Deus.

Se a base da relação com Deus não é a Lei, para que ela serve? A Lei serve como norma, espelho e freio. Como norma, a Lei nos aponta a maneira de viver que agrada a Deus. Como espelho, ela nos mostra que somos pecadores, sem, no entanto nos indicar como nos livrar dos pecados. E como freio ela reprime a prática grosseira do pecado.

Se a Lei não nos livra dos pecados, o que fazer para nos libertar deles? Somos libertados pela fé em Jesus Cristo. É isto que está implícito na afirmação do apóstolo Paulo quando ele diz que “somos livres para servir a Deus obedecendo ao Espírito Santo”. Esta é a maneira nova de servir a Deus. A partir de Jesus Cristo e da obra que ele realizou, cumprindo em nosso lugar todos os requisitos da Lei, nós somos livres para servir a Deus da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus. Obedecer ao Espírito de Deus é viver no amor que Deus revelou em seu Filho Jesus Cristo. É crer que Deus nos adotou como seus filhos, assim como somos. E isto é maravilhoso.

Oremos: Senhor nosso Deus, age em nós mediante o teu Santo Espírito para que te possamos servir como tu queres que te sirvamos. Ouve-nos por amor de Jesus Cristo, teu Filho. Amém.

Pastor Paulo Kerte Jung, Porto Alegre/RS
Fonte: www.horaluterana.org.br

Nenhum comentário: