COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO JOÃO - GRAVATAÍ

CEL SÃO JOÃO | GRAVATAÍ, RS - Filiada a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Parabéns a Juventude: 86 anos da JELB


Hoje, 31 de maio, é um dia especial para os jovens luteranos. Neste dia, há 86 anos, era fundada a Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB). Acompanhe um pouco desta história...
Tudo começou num vilarejo chamado Hartzpikade (Picada Hartz), na época pertencente ao município de Sapiranga/RS. Hoje, emancipado, Nova Hartz ainda guarda a memória de ser o local onde surgiu uma das mais antigas organizações juvenis religiosas do país, a JELB. A palavra-chave desse tempo era união: formação e união das primeiras comunidades em torno de um Sínodo, o surgimento das primeiras uniões juvenis e, enfim, o sonho de união de todos os grupos de jovens em uma liga.

Nesse tempo, só existia uma união juvenil no Rio Grande do Sul, e a dificuldade de transporte e comunicação isolava ainda mais uma juventude da outra. Com a fundação de uma Liga Juvenil Luterana no Brasil – nos moldes da liga juvenil norte-americana – esta situação poderia ser revertida através do intercâmbio, congressos e torneios esportivos. A Primeira Ata Oficial da JELB em 31 de maio de 1925 dizia “quão grande importância tal liga é para todos nós. Porque, o que por vezes não pode ser realizado por uma união juvenil, para uma Liga seria facilmente realizável.”

A primeira diretoria eleita, a Waltherliga Brasiliens (Waltherliga Brasil), era composta por: presidente – Rev. Karl August Rupp; vice-presidente – Rev. Edmundo Neumann; secretário – Hans Maack e tesoureira – Srta. Leonora Klein. Restava apenas um detalhe: como se chamaria a liga? Sobre o nome escolhido, a ata explica: “Segundo resolução, foi dado à nova união [das ligas] o nome de ‘Waltherliga’. Isto ocorreu, primeiro, para preservar uma lembrança duradoura do nosso querido Dr. Walther, o qual por graça divina, novamente anunciou ‘Palavra e doutrina de Lutero’, clara e puramente e as colocou sobre um pedestal luzente, tornando-se assim o fundador de nosso querido Sínodo de Missouri; em segundo lugar, para com isso declarar que estamos unidos em espírito com a grande Waltherliga na América do Norte, à qual milhares de jovens pertencem e que já muita bênção proporcionou e ainda proporciona.”

(...)

No tempo da Segunda Guerra Mundial, por questões nacionalistas do Estado Novo, a nossa organização passou a denominar-se Liga Walther. No ano de 1945, a Liga Walther foi extinta, e o trabalho juvenil na IELB ficou ao cargo de uma Comissão Pró-Juventude. Em 1950, a Comissão Geral foi reorganizada em JLB – Juventude Luterana do Brasil. Mais tarde, a organização juvenil passou a se chamar JELB.

Da Waltherliga à JELB, nossa entidade recebeu diferentes nomes, mas com o mesmo sentido: levar o amor de Cristo para todos, especialmente para os jovens.


Este texto e todas as informações da JELB você encontra no site www.jelb.org.br

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Devoção: "A voz que preciso ouvir"

Você já passou pela experiência de ficar em um lugar escuro sem enxergar nada à sua volta? E de repente, quando você já estava à beira de uma crise de ansiedade e medo, uma voz conhecida chama você pelo nome e o deixa seguro e tranquilo.

Algo parecido acontece na nossa vida diária, pois quando enfrentamos as dificuldades, os medos e as crises também não enxergamos nada que possa nos trazer ajuda. Diante disso, abrimos nossos ouvidos para vozes que, aproveitando a nossa fragilidade emocional, física ou espiritual, acabam nos conduzindo por caminhos que nos aprisionam, causando ainda mais desespero e angústia.

Quais as vozes que você tem ouvido? Quais vozes têm influenciado a sua vida? Você estaria sendo conduzido pela orientação que sua consciência lhe dá? E este ensinamento é seguro? Para onde ele está conduzindo você?

Para ter uma vida mais consistente e um futuro mais seguro, todos deveriam ouvir a voz de Deus, pois, como afirma o próprio Jesus Cristo no evangelho de João: “Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão” (Jo 10.28). Quando esta mensagem de amor e perdão tocar fundo em seu coração, saiba que é Jesus falando pessoalmente com você. Ele quer ser a voz que irá conduzir a sua vida em todos os momentos para que, quando os dias nebulosos vierem, você possa reconhecer a voz de Jesus e sentir-se protegido por ele.

Oremos: Querido Jesus, que eu possa ouvi-lo com mais intensidade para que, quando a escuridão chegar, eu possa estar seguro sendo conduzido pela tua voz de amor. Por Jesus. Amém.

Carlos Kracke, Pastor da Hora Luterana, São Paulo/SP
Fonte: www.horaluterana.org.br

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Avisos do final de semana

* JOGOS NA ULBRA: os leigos estão convidados a participar dos jogos de futsal na Ulbra. Será neste sábado, a partir das 16h. O horário também está aberto para outras pessoas da congregação até às 18h. A utilização do ginásio é gratuita, ficando a responsabilidade apenas de entregar o local limpo. Venha jogar!

* MUSIJELGRA: acontece neste domingo à tarde mais uma edição do MUSIJELGRA. Além da participação das nossas bandas e coral, teremos outros grupos convidados. Mais informações no culto de domingo.

* INFORMATIVO: está circulando o informativo da São João. A 1ª edição traz devoção "A oração de um pastor", avisos, o calendário de junho e muito mais. Distribuição gratuita nos cultos.

* BIBLIOTECA: a São João agora tem disponível livros cristãos para sua leitura. O empréstimo é gratuito. São diversos títulos de aconselhamento, história da igreja e teologia. A biblioteca é coordenada pela família Grandini. Confira!

* MENSAGEIRO LUTERANO: a revista da oficial da IELB, edição de junho, já está disponível. O assunto de capa é "Namoro, casamento e sexo". Faça sua assinatura por apenas R$ 49 e tenha informação, estudos e reflexões cristãs durante o ano todo em sua casa. Assine clicando aqui

* PROGRAMA CPT: a Ulbra TV, canal 48UHF, estreia um novo programa. É o Programa CPT que apresenta assuntos da nossa Igreja Luterana: devoção, música e a importância do casamento estarão no primeiro programa no sábado, 4/jun, às 23h.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mensagem "A sós com Deus"

A oração é mais que uma simples conversa com Deus. Orar é uma expressão consciente da relação com o criador. Orar não é repetir certas palavras mecanicamente, mas é uma conversa franca e sincera com aquele que nos conhece perfeitamente, nos ama, sem impor qualquer condição. Quando oramos, damos a nossa resposta à grande bondade que o nosso Pai celestial nos revelou na pessoa de Jesus Cristo, seu Filho. Orar, portanto, nasce da confiança, da gratidão e do desejo de estar unido com aquele que é o ser mais importante que este mundo já viu ou verá, que é Jesus Cristo.

Oração: Bondoso Deus, obrigado por preservares entre nós a tua santa palavra. Reconheço a Bíblia como a única fonte e norma de doutrina. Ajuda-me a seguir o ensinamento bíblico, em especial, aquele que afirma que Jesus é o único caminho para a minha salvação. Em nome de Jesus. Amém.

Fonte: www.horaluterana.org.br

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nossa igreja no Correio de Gravataí

Nesta semana, o Correio de Gravataí fez uma reportagem sobre a av. Dorival C.L. de Oliveira e descobriu que existem mais igrejas que farmácias e semáforos na avenida. "A fé em cada esquina" mostrou os templos e a nossa estava no meio delas.

Hoje saiu uma nota sobre a São João que vocês podem ver clicando na imagem abaixo.



Para ler toda a reportagem "A fé em cada esquina" clique aqui. Depois clique em edições e selecione a edição 4060 de 18/05/2011

Informe São João

* LEIGOS: Hoje à noite tem encontro dos leigos, às 20h. Teremos a continuação do estudo da "Confissão da Esperança" e logo após um jantar.

* CULTO CANTATE: Neste domingo acontece o Culto Cantate do DIGRA. Será na Congregação Bom Pastor, próximo ao Hospital de Canoas. O culto reunirá diversos corais do DIGRA. O início será às 18h e o nosso coral vai participar.

* CULTOS: Por causa do Culto Cantate, o culto das 18h aqui na igreja foi cancelado. Neste final de semana, portanto, teremos culto no sábado, 20h, e domingo, 9h.

* ESPORTES: a diretoria dos leigos, em contato com a Ulbra (pastor Orlando Konrad), conseguiu o empréstimo do ginásio de esportes da universidade aqui em Gravataí. Assim, a Comunidade pode usar o local nos sábados e domingos à tarde. Contatos e reservas de horários devem ser acertadas com a diretoria dos leigos.

* 107 ANOS DA IELB: a IELB está chegando aos 107 anos de missão no Brasil. Para marcar a data um grande culto está sendo preparado na cidade de Pelotas. Será na tarde do dia 17 de julho. Caravanas de várias regiões do estado já estão se formando. Aguarde mais informações!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nota oficial da IELB: união homossexual

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) está estabelecida num país onde há liberdade de viver, se expressar e agir conforme a decisão ou vontade de cada um. Assim, a opção sexual faz parte dessa liberdade. Por outro lado, a IELB também entende que a liberdade de discordar e não aceitar em seu meio uma união homossexual, por esta ferir os princípios da Bíblia Sagrada, faz parte da sua liberdade e não lhe pode ser cerceada, pois fere a Constituição Nacional. A Constituição Brasileira, no seu Artigo V, incisos IV, VI, VIII e IX, diz:

IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Assim, precisamos diferenciar homossexualismo de homofobia. A Igreja Luterana não concorda com a conduta homossexual, mas não discrimina o ser humano homossexual.

Por isso declaramos:

1 – A IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL crê e confessa que a sexualidade é um dom de Deus, destinado por Deus para ser vivido entre um homem e uma mulher dentro do casamento.

2 - A IELB crê e confessa que o homossexual é amado por Deus como são amadas por Deus todas as suas criaturas.

3 - Em amando todas as pessoas e também o homossexual, Deus não anula o propósito da sua criação.

4 - Por esta razão, a igreja, em acordo com a Sagrada Escritura, denuncia na homossexualidade um desvio do propósito criador de Deus, fruto da corrupção humana que degrada a pessoa e transgride a vontade de Deus expressa na Bíblia. “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher: é abominação. Nem te deitarás com animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele: é confusão. Portanto guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que praticaram antes de vós, e não vos contamineis com eles: Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 18.22,23,30); “Por isso Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seus próprios corações, para desonrarem os seus corpos entre si; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro” Romanos 1.24,27); “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Coríntios 6.9-10).

5 - Porque a homossexualidade transgride a vontade de Deus e porque Deus enviou a igreja a levar Cristo Para Todos, a igreja se compromete a encaminhar o homossexual dentro do que preceitua o amor cristão e na sua competência de igreja, visando a que as pessoas vivam vida feliz e agradável a Deus; Mateus 19.5: “... Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”

6 - A IELB, repudiando qualquer forma de discriminação, deve estar ao lado também das pessoas de comportamento homossexual, para lhes dar o apoio necessário e possam vir a ter a força para viver vida agradável a Deus.

7 - Diante disto repudiamos a idéia de se conceder à união entre homossexuais o caráter de matrimônio legítimo porque contraria a vontade expressa de Deus e dificulta, se não impossibilita, a oportunidade de tais pessoas revisarem suas opções e comportamento.

8 - Repudiamos também, por conseqüência, a hipótese de ser dado a um casal homossexual a adoção e guarda de crianças como filhos porque entre outros prejuízos de formação, formará na criança uma visão distorcida da sua própria natureza.

Fiéis ao nosso lema CRISTO PARA TODOS ensinamos que a igreja renova também o seu compromisso de receber pessoas homossexuais no amor de Cristo visando que a fé em Jesus as transforme para a nova vida da qual Deus se agrada.

Em nome da Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Rev. Egon Kopereck
Presidente IELB

*(A posição da IELB atende ao disposto em parecer da Comissão de Teologia e Relações Eclesiais, da 57ª Convenção Nacional)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Veja como as Bíblias são fabricadas

Esta reportagem da Rede TV mostra a Gráfica da Bíblia que está chegando a 100 milhões de Bíblias impressas.

A gráfica foi criada há 16 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). NA reportagem, o secretário de comunicação da SBB, Erní Seibert, mostra o processo de produção e a variedade de Bíblias. O Erní é pastor da nossa igreja. Veja o vídeo!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Devoção "Sem pecar"

-Não consegui entender muito bem este texto - comentava Sabrina no encontro do grupo de jovens. “Quem vive unido com Cristo não continua pecando”. Como assim? Pois eu me considero uma pessoa que está com ele, mas não consigo ficar sem pecar...

-Verdade - concordou Rogério. “Quem continua pecando nunca o viu nem o conheceu”. Assim vou ficar na dúvida se tenho fé ou não. É impossível não errar.

-É uma dúvida que pode surgir mesmo – comentou Célio. Como deixar de pecar se o pecado continua dentro de nós?

Para auxiliar na compreensão, o pastor propôs uma ilustração: quem de vocês gosta de fazer coisas ruins para os pais? Erros propositais, só para prejudicá-los, ou causar um grande mal?
-Acho que ninguém - foi a resposta.

-Foi o que eu imaginei - continuou o pastor. Mas mesmo assim vocês fazem. Sem querer, sem pensar, ou até achando que estavam certos. Mas erram por fraqueza. No entanto, alguém deixa de ser filho por algum segundo?

-Não – foi a nova reposta. Somos filhos o tempo inteiro.

-O texto bíblico diz que “o amor de Deus é tão grande que somos chamados de filhos”. Ou seja, pela fé em Jesus, fazemos parte da Família de Deus. Agora, não vamos mais querer fazer nada de propósito contra o Pai, vamos? Claro que não. Mas mesmo assim fazemos.

-A resposta está, então, na intenção – disse Sabrina
-E isso aí – continuou o ministro – A resposta está no coração. Aquele que continua errando sem se importar com o Pai, ou como se não fizesse parte da família, de fato não faz parte dela, pois ainda não entendeu o que é viver na fé. Ou seja, seu coração nem conhece de fato a Deus.

-Que bom, estou mais aliviado - tornou Rogério. Quer dizer então que estou na fé em Jesus, mas continuo a pecar por fraqueza.

-Ou invertendo a frase - concluiu o pastor – mesmo sendo cristãos, continuamos a pecar, por fraqueza. Mas este amor de Deus é imenso. Por isso, ele nos perdoa e nos dá a força para evitarmos pecar e procurarmos cada vez mais acertar e refletir este amor.

Oremos: Querido Pai, perdoa meus pecados e ajuda-me a evitar os erros intencionais. Quero caminhar contigo, como filho, em todos os momentos. Por Jesus, Amém.

Pastor Lucas André Albrecht,Canoas/RS
Fonte: www.horaluterana.org.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães

A Congregação São João homenageia as mães nos cultos deste domingo, 8 de maio. Participe e traga sua mãe.

Você confere abaixo o programa de televisão "CPT" da Igreja Evangélica Luterana do Brasil especial de Dia das Mães.

PRIMEIRA PARTE


SEGUNDA PARTE

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mensagem: "Deus já fez tudo!"

Você já deve ter ouvido que “Deus é amor”. Realmente é verdade. Deus é amor! Ele nos ama. Ele fez tudo que era necessário para que fossemos reconciliados com ele, mesmo quando estávamos tão perdidos em nossos pecados que não podíamos amá-lo. Assim, Deus nos ama. Tudo o que precisamos fazer é confiar no amor de Deus, e dessa forma deixarmos os nossos velhos hábitos e confiar na morte de Cristo que apaga os nossos pecados, para que vivamos em amor ao nosso próximo. Obrigado, Pai Celeste, pelo teu amor. Fortalece a minha fé para que eu também viva em amor com o meu próximo.

Oração:
Pai amado, eu te peço que zeles por mim e por minha família para que nenhum mal venha sobre nós. Livra-nos da violência que aumenta a cada dia. Usa-me para ser um instrumento de paz. Onde houver ódio, que eu possa levar a paz através de uma palavra amiga. Protege e liberta a nossa sociedade da violência. Por Cristo. Amém.