Hoje é um dia especial para os luteranos. Em 24 de junho de 1904, era fundada a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Nossa igreja surgiu em São Pedro do Sul, na região central do RS.
No final do século 19, o pastor Brutschin, da região Vale dos Sinos, escreveu carta ao Sínodo de Missouri (nos Estados Unidos) dizendo que gostaria de entregar algumas congregações a um pastor americano, pois estava para retornar à Alemanha. Mesmo que ainda formalmente ligado ao Sínodo Evangélico (IECLB), pastor e congregação desejavam ser luteranos e não só evangélicos. Quatro anos depois, Missouri enviou o pastor Broders, para realizar uma sondagem e estabelecer uma missão entre os imigrantes alemães, desassistidos espiritualmente, no sul do Brasil.
Broders teve muitas decepções no início da pesquisa. Mas, felizmente, na região de Pelotas, houve acolhimento resultando na fundação da primeira congregação evangélico-luterana. O grupo formado por 17 famílias, todas de origem teuto-russas e pomeranos, se organizaram oficialmente no dia 1º de julho de 1900, na Colônia de São Pedro, interior de Pelotas. O nome desta primeira congregação, traduzido do alemão, era “Comunidade Evangélica Luterana São João da Colônia São Pedro, 8º Distrito de Pelotas."
Este foi o início da missão da nossa igreja no Brasil. Quatro anos depois, foi realizada a primeira Convenção Nacional que fundava o "Sínodo Evangélico
Luterano do Brasil". Participaram da fundação 14 pastores, um professor e 10 representantes das congregações. Naquela época haviam 4 mil membros. O primeiro presidente foi o pastor missionário Rev. Carl August Wilhelm Mahler e também pastor da primeira congregação luterana de Porto Alegre, a Comunidade Cristo. Era 24 de junho de 1904.
O nome IELB foi adotado oficialmente 50 anos depois. Hoje, a igreja conta com 2 mil locais de cultos em todos os estados brasileiros. São mais de 800 pastores e quase 240 mil membros.
Parabéns e bênçãos a todos que fazem parte desta história de 107 anos. Que cada vez mais pessoas possam continuar conhecendo a Cristo, o Salvador!
Nenhum comentário:
Postar um comentário